sexta-feira, 5 de junho de 2009

ILUMINISMO DOS TEMPO DE HOJE!


Com essa história de Pré-Vestibular, tenho compreendido e aprendido, muitas coisas; coisas do passado, de civilizações e culturas antigas; coisas da vida e da ciência. O assunto mais intrigante até agora pra mim, é o ILUMINISMO, chamado também do "tempo da razão", a luz da verdade que extermina as trevas da ignorância. O iluminismo, questiona a supressão dos homens, oprimidos em seu pensar. Todos temos o direito de pensar, e de se expressar segundo a liberdade que nos foi dada pelo criador.

Posso contar um segredo? O iluminismo mexeu muito comigo, quero trazê-lo aos tempos atuais, à luz do evangelho, para que juntos possamos construir um mundo melhor, sem a opressão dos fortes, sem a maldade dos perversos e sem a supressão do sagrado do outro, proporcionando a cada homem vivente a chance de ser feliz em Deus, mas sob a luz da verdade infundida em cada um em particular (Carisma individual).
Penso que se peneirarmos o iluminismo com a peneira da fé Cristã, poderemos retirar a pedra bruta de ouro, nosso trabalho é lápidar com práticas da compreensão de cada ser humano, em sua totalidade, complexibilidade e particularidade.
A palavra-chave é COMPREENSÃO; essa compreensão é a luz da razão, luz do evangelho que nos ilumina, não um evangelho imposto, mas aceito na liberdade do entendimento, um evangelho vivido na fé e na razão. O Iluminismo, não é de todo ruim, só não foi compreendido a luz de Deus, foi compreendido segundo a luz dos homens, que por mais que sejam cheios de inteligência, nunca ultra-passarão a onipotência de seu criador. Deixemos que a luz da razão humana iluminada pelo Espírito, infunda em nós a compreensão do novo e do diferente que está em cada um. (Inúmeros são os dons, mas um só é o Espírito) I Cor 12,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário